Onde localizar os dividendos?

“Dividendo, onde localizar essa informação?” 

Essa pergunta tem sido recorrente para mim em meu canal do Instagram @viverderendimentos, e eu vou trazer aqui para vocês de uma forma simples e bem fácil, onde eu localizo as informações dos dividendos. 

 


 

Eu acho que está todo mundo nessa corrida para viver de rendimentos.

Saíram da famosa "corrida dos ratos" e agora estão na corrida dos dividendos. E se você está nessa corrida dos dividendos, vem comigo que vou mostrar pra vocês onde localizar a informação lá no RI (Relação com Investidores) da empresa, que é o canal oficial da empresa.

 Se você não sabe, todas as empresas listadas na nossa bolsa de valores, tem um canal de comunicação com o investidor, que se chama relação com investidores e é lá que temos as informações sobre os dividendos.

 

Eu vou mostrar pra vocês a questão do payout, que é o percentual de distribuição do lucro, irei mostrar também a questão do cronograma de dividendos e também um eventual comunicado que a empresa pode vir a dar com relação aos dividendos, como por exemplo, o Fato Relevante.

 Tanto dividendos, quanto juros sobre capital próprio. Você pode acessar qualquer empresa, pois cada empresa, conforme eu falei, tem um canal de comunicação de relação com investidores. Uma sugestão que dou é que quando você for investir em uma empresa, vá no final da página dela e procure a parte "cadastre-se para receber nossos alertas por e-mail" e se cadastre lá.

 Feito isso, você ficará antenado sobre as informações da empresa. E eu falo isso, pois vejo muita gente cooperando notícias, e muitas vezes, a mídia distorce as informações. Então, pegue essa dica para ficar informado com as informações reais da empresa. 

 Outra dica que eu dou é, se você não sabe localizar informação ainda, você pode ir na parte “pesquisar” do site e buscar por estatuto social. Após isso clique em regulamentos e políticas para verificar o payout (percentual de distribuição do lucro). Você pode localizar por dividendos.

Em “Dividendo Obrigatório”, diz que os acionistas têm direito de receber como dividendo obrigatório, em cada exercício, importância não inferior a 25%, e também pode ser pago através de juros sobre o capital próprio. Então leia essa informação no estatuto social da empresa, pois é importante! Então você irá verificar o payout da empresa. Existem empresas pagando 25%, 50%, 90%, às vezes 100%, 110%. Varia de empresa para empresa.

Para saber o histórico de pagamentos de dividendos de uma empresa, basta ir no menu, clicar em ações e dividendos e ir em histórico de pagamento de proventos.

Veja como montar uma carteira dividendos:


 

 

Do banco Itaú, por exemplo, os dividendos são mensais e tem pagamento complementar também e o cronograma de pagamento deles. Se atente também ao comunicado de juros sobre capital próprio. Para localizá-lo, basta ir em “Menu - Comunicado ao Mercado - Dividendos e JCP”.

O lugar onde eu consulto a informação é em um site alternativo, chamado status invest. Lá contém informações sobre o Mercado Internacional, Ações, FII, BDRS, Fundos, Tesouro, entre outras informações. Primeira coisa, para localizar dividendos, já tem uma aba pronta no site com vários deles. Nessa aba tem todas as informações, de todas as empresas que vão pagar dividendos. Lá disponibiliza também a data-Com.

Em meu instagram @viverderendimentos, eu faço a comunicação semanal das empresas que vão pagar dividendos na semana. Nesse site você também encontra essas datas. Lembre-se sempre de analisar o canal oficial da empresa, primeiramente, para só então ir para terceiros.

 

Até a próxima.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MXRF11, Com fazer uma bola de neve? (EU APLIQUEI EM MXRF11 NO VÍDEO)

VALE3: É HORA DE COMPRAR VALE?

BEES4 VALE A PENA? COMO RECEBER R$ 50 POR MÊS DE BEES4?