Como montar uma reserva de emergência? Ccomo investir?

 

Você sabe pra que serve uma reserva de emergência? Você sabe como construir sua reserva de emergência? E a rentabilidade?


Eu vou mostrar nesse vídeo uma simulação para você investir o seu dinheiro e ficar tranquilo em relação aos imprevistos que acontecem na vida. Bora lá viver de rendimentos!

 

 


Fala aí galera, beleza? Muita gente está preocupada com a reserva de emergência, para saber qual é o momento para a construção.

 

Ela é o primeiro item, o primeiro investimento que você deve ter em sua carteira. Inicialmente você não precisa avançar, investir na bolsa, em fundos imobiliários, mercado de ações, mercado internacional, bitcoin, sem ter a reserva de emergência.

 

Ela é um item extremamente importante, é uma base para consolidar a sua segurança no mundo dos investimentos. Então, se você está começando agora no mundo dos investimentos, priorize a reserva de emergência para suprir uma eventual necessidade.


Eu vejo muitas pessoas iniciando na bolsa de valores e quando surge um imprevisto, ela tira o dinheiro diretamente da própria bolsa, que possivelmente pode acarretar em um prejuízo, porque compra, por exemplo, uma ação por 10 e a mesma despenca para 8, realizando assim o prejuízo, perdendo 2 reais por ação.

 

A primeira coisa que você deve se atentar para a reserva de emergência é a questão da segurança. Você precisa sim colocar em um produto que traz segurança pra você, porque senão você colocará esse produto na renda variável e pode te trazer transtornos, como citei anteriormente. E não é qualquer investimento que você faz com segurança, ok?

 

A questão segurança remete ao fator não risco, então você tem que realmente optar por produtos que não tenham risco.


E onde localizar esses produtos?

- Tesouro direto, um dos investimentos com mais segurança na atualidade pra você manter o seu dinheiro;

 

- CDB de liquidez diária, diretamente de algum banco;

 

- RBD do Nubank;

 

Você pode verificar esses investimentos diretamente no app Renda Fixa, no vídeo complementar a esse texto você pode ver essa simulação. Através desse app você consegue localizar CDB’s de liquidez diária com rentabilidades melhores para poder investir.


Um dos fatores mais importantes na hora de fazer sua reserva de emergência é a liquidez. Mas Roberto, o que é a liquidez?  

 

Que você consegue transformar em dinheiro, de forma bem rápida, como se fosse uma poupança.

Inclusive, falando de poupança, muitos me perguntam se a poupança não rende mais. Ela rende sim, da mesma maneira, porém de forma negativa perante a inflação.

 

Mas sabemos que muitos brasileiros (sem conhecimento) ainda mantém sua reserva na poupança, por conta da rentabilidade, liquidez e segurança, podendo resgatar esse dinheiro a qualquer momento.


Então, diante disso, da importância da liquidez dos investimentos, eu preparei um vídeo onde falo tudo sobre isso

 

 
 
 

É importante que você veja esse vídeo, pois existem muitas pessoas que compram seus investimentos, quando estão montando sua reserva, sem se preocupar com a liquidez. Então, busque sempre investir em ativos com D, D+1, D+2, se não quando você for sacar seus investimentos, não irá conseguir.


Então a reserva de emergência surgiu com o objetivo de suprir uma eventualidade que possa ter na nossa vida. Por exemplo, certo dia eu saí de casa pra correr e presenciei uma batida de carro na avenida próximo onde moro, uma colisão entre um ônibus e um carro.


Então vem a questão: de onde o motorista responsável irá tirar o dinheiro para suprir essa eventualidade? Pois todos estamos sujeitos a esse tipo de eventualidade e consequentemente precisamos dessa reserva para suprir essa demanda.


Se você tem um problema de saúde, de onde vai tirar o dinheiro? Se você perde o emprego hoje, como vai fazer para se manter? Por isso temos que ter uma reserva.

E qual a quantidade ideal pra gente colocar na reserva?


Depende. Eu por exemplo, larguei um cargo público, mudei de cidade, então tive que montar uma reserva mais robusta, pois tenho diversas variáveis como cidade nova, saída de um emprego público, então devido a isso, minha reserva teve que ser robusta.


Então, irei dizer agora, algo extremamente importante pra vocês:


Existe o meu padrão e existe o seu padrão. Cada um tem o seu e cabe a cada um descobrir o seu próprio. O padrão geral do mercado é você investir de 6 a 12 meses, por exemplo:


Se seus gastos mensais são de 1.000 reais, então você deverá ter investido em torno de 6 a 12 mil reais em sua reserva de emergência.


Lembrando que é dentro de um produto de liquidez diária, justamente para suprir uma eventualidade. Caso perca o emprego, terá de 6 a 12 meses para poder se organizar e iniciar uma nova trajetória.


Mas como eu falei, cada um tem o seu padrão; tente formular o seu. Às vezes não será de 6 a 12 meses, mas sim, 20, 15 ou 10 meses, o que for confortável pra você, justamente para poder dormir tranquilamente e não perder a sua paz.


Acesse o app Renda Fixa para buscar os melhores investimentos sobre o assunto. É importante você entender onde localizar. Eu já citei aqui os produtos que você deve localizar, como: títulos do governo (Tesouro Selic), CDB de liquidez diária e o RDB do Nubank.


Acessando a aba de investimentos e renda fixa no app, você consegue ter acesso a esses investimentos de liquidez diária para poder iniciar seu processo da reserva de emergência. Tem por exemplo muitas pessoas me procurando para saber sobre a promoção de 210% do CDI no Picpay para colocar a reserva de emergência. E a minha dica para eles é que tenham mais de um local para colocar a reserva, não precisa colocar tudo em um investimento só.


Tem pessoas querendo tirar o dinheiro do tesouro Selic para colocar no PicPay, e eu particularmente não acho certo, pois não devemos buscar a questão da rentabilidade e sim da segurança. Até porque a reserva surgiu para atender uma eventualidade que possa vir a ter na sua vida e não para te dar uma rentabilidade na sua carteira ou ganhos exorbitantes, até porque isso dificilmente irá acontecer nesse quesito.


Fazendo uma simulação breve no app renda fixa, você consegue achar investimentos de liquidez diária com 128% do CDI, 130% do CDI, dentre outros. Recomendo que faça isso para poder tomar decisões mais assertivas em seus investimentos.


Lembrando que os produtos de liquidez diária você consegue resgatar a qualquer momento e ter diferentes rentabilidades.


Diretamente no site do Tesouro Direto você consegue fazer uma simulação do tesouro Selic, que é o produto do tesouro com rentabilidade de acordo com a Selic e com liquidez diária. Através do site você consegue ver os disponíveis e sua rentabilidade. Quanto maior o tempo, maior a rentabilidade também.


Fazendo uma simulação no tesouro Selic, com 6 mil reais para sua reserva de emergência, supondo que não precisará dela até o vencimento do investimento, você terá ao final pouco mais de 8 mil reais investidos. E o próprio site faz uma comparação de como seria se deixasse esse mesmo valor em outros investimentos, para você ver em qual compensa mais estar investindo.

 

Então, se você está entrando no mercado financeiro agora, crie sua reserva de emergência, pois ela é uma prioridade máxima antes de aprofundar no universo dos investimentos.


Tamo junto e bora viver de rendimentos!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MXRF11, Com fazer uma bola de neve? (EU APLIQUEI EM MXRF11 NO VÍDEO)

BEES4 VALE A PENA? COMO RECEBER R$ 50 POR MÊS DE BEES4?

VALE3: É HORA DE COMPRAR VALE?